Pages

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DICAS PARA INSTAÇÃO DE SOM AUTOMOTIVO

 SOM

Projetos para som automotivo !

Potências
Custos
Cuidados
Divisão das freqüências para cada componente:
Componente do sistema
Freqüência (Hz)
Tweeter
abaixo - 20K
Mid-range
160HZ - acima
Mid-bass
80 - 160 HZ
Subwoofer
20 - 80 HZ
Dicionário técnico:
A = Ampères, unidade de corrente equivalente a carga de um Coulomb por segundo. Considera-se corrente positiva aquela que circula de um maior potencial para um menor potencial. E na verdade os elétrons circulam no sentido contrário da corrente;
V = "Volts", medida de potencial elétrico. Ou seja, simplesmente a diferença de potencial entre dois pontos;
DC = "Direct Current", o que significa corrente contínua;
AC = "Alternating Current", o que significa corrente alternada;
Hz = "Hertz", unidade de medida para freqüência, um Hert é igual ao inverso de um segundo, ou seja, um ciclo por segundo;
dB = "Decibel", medida para razão entre diferentes potências. Para determinar estas potências utiliza-se a fórmula dB=10log(P), ou seja, para você obter um ganho de 3dB comparado com a corrente de saída você deve duplicar a potência do seu sistema;
SPL
= "Sound Pressure Level", ou seja, nível de pressão sonora, um termo similar ao dB. Este parâmetro é também relativo a uma razão, só que agora utilizando uma constante para a resolução dos cálculos. A constante é 0dB, ou seja, o menor nível de pressão sonora que um ser humano pode ouvir;
THD
= "Total Harmonic Distorton", ou seja, distorção harmônica total e é a medida que indica o quanto um aparelho distorce um determinado sinal. Tais valores são dados em porcentagem. THD inferior a 0,1% são praticamente imperceptíveis,, contudo se o seu sistema possui vários aparelhos com THD iguais ou inferiores a 0,1% muito cuidado por que a resultante do sistema é igual a soma dos THD's parciais. Então muito cuidado, afinal um bom sistema possui vários componentes e se eles não forem de boas marcas o seu THD final poderá ultrapassar o valor inaudível mínimo e com certeza tal problema será considerado durante o julgamento do seu sistema;
Ohm
= Ohm é a medida de impedância ou resistência, o que eqüivale ao quanto o seu sistema irá se opor a um fluxo de corrente, consequentemente quanto menor a impedância e resistência do seu sistema maior será a corrente fluindo;
Perguntas e respostas:

O que é Palco? O que é imagem?
Palco é a posição (frente/ trás, alto/ baixo) de onde uma determinada música para estar vindo, um sistema com um bom palco transmite uma sensação real da música. Um bom palco deve conter uma boa altura, uma boa largura e uma boa profundidade, que são referências utilizadas durante os campeonatos. A imagem é o comprimento e a definição de um palco, ou seja um indicativo de onde instrumentos de uma grande orquestra, por exemplo, estão localizados. Como se realmente estivesse acontecendo sobre o motor de seu veículo um grande show, com muitos músicos e instrumentos, cada um em um determinado lugar.

Qual o papel de um mega-capacitor no sistema?Os mega-capacitores são aqueles que geralmente obedecem capacitâncias em torno de 1 Farad, e o seu papel em um sistema é manter a voltagem do sistema constante. Ou seja, quando se tem picos de freqüências graves prolongados durante uma música a parte elétrica do automóvel fica debilitada durante o fornecimento de corrente, portanto estando o mesmo ligado em paralelo ao amplificador, ao se ter deficiências no sistema o mesmo se descarrega entregando a sua carga ao amplificador e mantendo constante os parâmetros de energia dos sistema.

Eu devo instalar um capacitor em meu sistema?Bom , aconselha-se a instalação de capacitores obedecendo a seguinte regra: 1F / KW, ou seja, a cada 1000 watts de potência (rms) um capacitor de um Farad. Mas atenção a instalação do mesmo não é muito simples, se você deseja instalar o mesmo em seu sistema procure um loja especializada.

O que é ligação em bridge?Ligação em bridge corresponde a uma ligação que se faz quando por exemplo, se tem um amplificador de 2 canais e combinando os mesmos se obtém no final somente uma saída, ou seja, 1 canal. Utiliza-se então, a saída positiva de uma canal e a saída negativa do outro canal ligadas a um alto-falante. Muito cuidado pois ligações em bridge podem possuir THD's altos que comprometam a qualidade do áudio do seu sistema.
O que são amplificadores estáveis em 2 ohm? O que é um amplificador de alta corrente?

Um amplificador estável em 2 ohm de carga é aquele que é capaz de operar normal e continuamente quando em seus terminais estiver conectada uma carga de tal impedância / resistência, sem encontrar problemas como superaquecimento. Atualmente todos os bons amplificadores são estáveis em 2 ohm. Amplificadores de alta corrente são aqueles que podem operar com uma carga ainda menor que 2 ohm conectada em seus terminais. Atualmente existem amplificadores capazes de operar com uma carga de 0,25 ohm conectada em seus terminais, contudo isto é muito perigoso afinal existe o risco eminente da queima do aparelho o que também é muito prejudicial a qualidade do som. A tendência mundial é a construção de amplificadores robustos que despejem grandes potências em 4 ohm, o que é sem dúvida alguma, na minha opinião uma grande opção.

Quais são algumas marcas boas de amplificadores?Algumas marcas boas de amplificadores são: a/d/s, Precision Power, Soundstream, Phoenix Gold, Milbert, Orion, Xtant, Hifonics, Zapco, MTX, Sony, Kicker, Rockford Fosgate e Mcintosh.
Qual o preço médio de bons amplificadores?Amplificadores bons geralmente tem o custo benefício de R$300,00 por cada 50W rms, então se você encontrar um amplificador com preços muito fora deste referencial fique atento, ou o vendedor não está sendo honesto com você (o que geralmente não acontece) ou o produto não é de boa qualidade.

Quais são alguma marcas boas de cd-players?Algumas marcas boas de cd-players são: Alpine, Clarion, Sony, Kenwood, Eclipse, Nakamichi e Rockford Fosgate.

Como configurar a regulagem de ganho de um amplificador?Efetue o seguinte procedimento:
  1. Disconecte todos os componentes do amplificador;
  2. Diminua os ajustes de sensibilidade o mínimo possível;
  3. Ligue o cd-player e aumente o volume até aproximadamente 90% de seu volume máximo;
  4. Conecte um canal ao amplificador;
  5. Com calma aumente o ganho do canal correspondente até que se perceba distorção no sinal;
  6. Diminua um pouco o ganho do canal;
  7. Desconecte a corrente se entrada;
  8. Repita os passos de 4 a 7 para todos os canais do seu amplificador;
  9. Desligue o cd-player;
  10. Conecte todos os canais ao amplificador.
Tabela para cabos de alimentação:
TABELA PARA CABOS DE ALIMENTAÇÃO


Cabos de força 



Cuidado: A unidade de medida AWG, que é muito utilizada ainda atualmente para indicar a área se secção de cabos não é oficialmente aceita. Portanto muito cuidado ao comprar os seus cabos; preste muita atenção na unidade utilizada e não confunda as mesmas, caso contrário você poderá ter problemas sérios.

fonte: http://maxeletronica.spaces.live.com/blog/cns!A74212E6A9CF2031!172.entry

0 comentários:

Postar um comentário

 
footer