segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

DICAS PARA O SOM DE SEU CARRO

nstalação 1
clip_image001

Equipamentos:

* Rádio CD-Player
* Kit de 4 triaxiais Total em equipamentos:
Sugestões:
Cd-players mais em conta:
- Panasonic
- JVC
- Pioneer
- Kenwood
- Sony

Kits coaxiais/triaxiais originais:
- Kit Bravox -
- Kit Top Blauline - 4 coaxiais (com tweeter de neodímio = ótima qualidade em agudos)
- Kit Power da Selenium
- Par de Triaxiais Pioneer
- Par de Triaxiais Sony -

Abaixo as opções mais em conta que não necessariamente tem mesma qualidade que os kits mais caros:
- Bucker
- H-Buster
- Axell
- Venture

Dicas:
- Para evitar que o palco sonoro fique "puxado" para trás do veículo, deve-se ajustar o fader para se ter mais intensidade da música na frente do carro.
Vantagens:
- Preço barato
Desvantagens:
- Não oferece muita potência e em alto volume o som irá distorcer;
- Kits normalmente não tem muita qualidade nos graves;
Instalação 2
clip_image002
* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -

Total em equipamentos:
Melhorias em relação ao anterior:
Troca dos falantes dianteiros por kit de falantes composto por falante de médio/grave (midbass), falantes de agudos (tweeter) e filtro para os falantes (crossover passivo)

Dicas:
- Ao não utilizar alto falantes exclusivos para os graves e/ou subgraves vale a pena adquirir um kit na qual o mid bass possua os seguintes parâmetros T/S: baixo Fs (<70Hz), Alto Qts (>0,7), Vas menor que 15 litros, Xmax superior a 2mm (Mid bass de 6”), dessa forma ao instalá-lo nas portas (dê preferência ao pezinho) é possível obter um pico na região dos graves, disfarçando essa deficiência.

A ‘dica’ acima deve ser seguida sempre que o consumidor não possuir subwoofer (até o projeto 4), afim de ter um pouco de graves vindo dos mid bass de 5” ou 6”
 
- Os alto falante (__axiais) possui uma sensibilidade bem superior aos kit 2 vias, dessa forma o consumidor deverá atenuá-los utilizando resistores de elevada resistência. Se for inevitável a utilização desses alto falantes (__xiais) mesmo para limitar o orçamento, é sugeriria a utilização de coaxiais ou então TRIaxiais de 6x9”

(melhores graves)

- Sugestões kits duas vias:

- Kit Bravox -
- Kit Selenium Two Way -
- Kit Blauline -
- Kit Hurricane -
- Kit NAR -
- Kit AudioBank -
Conjunto composto por peças separadas:
- Tweeter NeoPoint Bravox
- Tweeter Selenium
- MidBass PremiumII Bravox
Informações:
- MidBass trabalha entre as freqüências de 80Hz a 5000Hz
- Tweeter: 5000Hz a 20000Hz
Vantagens:
- A substituição dos triaxiais da parte frontal do veículo visa obter maior rendimento e potência resultado da utilização de alto-falantes mais resistentes e específicos para determinada faixa de freqüência (médio/grave e agudo).
- A utilização do crossover visa fazer com que cada falante (midbass e tweeter) trabalhe em sua faixa específica de freqüência otimizando sua performance e protegendo-os contra sobrecarga e possível queima.
Desvantagens:
- Falta de potência, pois o cd-player, apesar de especificar que fornece cerca de 50W musicais, fornece na verdade cerca de 20W RMS sem distorção (pode haver pouca distorção proveniente do ceifamento do sinal, mas provavelmente haverá distorção chamada de ‘distorção de crossover’ devido a passagem de uma etapa de potência para outra, muito comum em amplificadores internos dos CD Players visando maior eficiência), acima dessa potência, a distorção aparece e pode causar a queima de falantes mesmo que aguentem alta potência;
- No sistema ainda falta a presença de sub graves que kits não estão preparados quando instalados em locais originais, uma melhoria seria a colocação de caixa para subwoofer, mesmo que seja com um falante de 8 pol. o resultado será muito bom;
- Falta de palco sonoro causado pela montagem dos falantes em lugares não privilegiados, para corrigir isso, seria necessário montar pezinhos para acomodar os falantes, estas pequenas caixas acústicas instaladas no assoalho perto das portas devem ser precisamente calculadas afim de oferecer ampla resposta em frequência do midbass além de corretamente direcionadas. Utilizando excelentes falantes em pezinhos bem calculados pode-se conseguir graves que dispensam o uso de caixas para falantes de graves no porta-malas.
Instalação 3
clip_image003

* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador 2 canais 40 Watts RMS a 4 Ohms -
* 2 resistores 12 Ohms x 20Watts -
Melhorias em relação ao anterior:
Com a instalação de um amplificador, teremos mais potência para escutar som alto sem as distorções anteriores, pois quando se desejava mais potência, o cd-player começava a fornecer sinal distorcido o que era desagradável e prejudicial aos falantes.
Foi utilizando um aplificador de 2 canais para baratear o custo do sistema.
Dicas:
Com a colocação de um amplificador de 2 canais para alimentar 4 alto-falantes fez-se necessário colocar resistores nos falantes traseiros.
A escolha do resistores deve ser feita em relação a sensibilidade dos falantes traseiros afim de deixá-los atenuados em aproximadamente 3dB em relação aos falantes dianteiros.

Supondo que o alto falante dianteiro possua sensibilidade de 90dB/w/m e o traseiro possua 93dB/w/m, dessa forma deveremos atenuar o alto falante traseiro em uns 6dB para ficar com 87dB, isto é, 3dB abaixo do falante dianteiro, para que isso ocorra deveremos aplicar 4 vezes menos potência (-6dB) no falante traseiro, ou seja, 4 vezes mais resistência (16 Ohms, no caso de um alto falante de impedância nominal de 4 Ohms.


Podemos generalizar para um resistor de 12 Ohms x 20 Watts em série com o fio positivo dos falantes traseiros para atenuar o som, porque queremos um som vindo da frente do carro afim de montar um palco sonoro na frente. Sem o resistor a intensidade será maior na parte traseira levando o palco sonoro para o centro do carro, isto ocorre pois os falantes coaxiai/triaxiais são mais sensíveis que os kits componete.

Vantagens:
- Aumento de potência e melhoria da qualidade pois os amplificadores dos cd-players podem ser inferiores aos amplificadores instalados separadamente.
Desvantagens:
- por utilizar amplificador de dois canais, perdemos o controle de fader, pois os falantes da frente estão ligados em paralelo com os de trás, mas atenuados para não puxar o palco sonoro para trás, a finalidade destes falantes é apenas para dar uma ambiência para os passageiros traseiros
Instalação 4
clip_image004
* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) 40 W RMS -
* Par de triaxiais 40 W RMS -
* Amplificador 4 canais 30 Watts RMS a 4 Ohms -
Melhorias em relação ao anterior (instalação 3):
Substituímos o amplificador de 2 canais, por um amplificador de 4 canais, com isso podemos controlar o fader pelo próprio cd-player deixando o som mais pra frente ou mais pra trás do veículo
Vantagens:
- potência de sobra nos falantes;
- controle de fader (intensidade dianteira e traseira);
- qualidade frontal com a utilização de kit componente;
Desvantagens:
- falta de subgraves;
Instalação 5
clip_image005

* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador tipo Mosfet 2 canais com filtro-passa baixa -
* Subwoofer 150W 4 Ohms -
* Caixa específica para o subwoofer -
Melhorias em relação ao anterior (instalação 2):
Acrescentamos um amplificador e um falante para graves (subwoofer), com isso melhoramos a definição de sons graves obtendo uma boa qualidade a uma intensidade musical razoável. Não se deve exagerar no volume para não gerar distorção nos falantes com a possibilidade de queima de algum falante.
Dicas:
- Subwoofers: Bravox, Selenium, Bomber, Spyder, NAR...
- Amplificadores: BandaAudioParts, Corzus, Aquarius, MXR, Risovox... 
- O amplificador deve ser mono de um canal ou 2 canais, mas suportar ligação em bridge;
Vantagens:
- qualidade com a utilização do kit componente;
- subgraves com a utilização do amplificador e subwoofer;
Desvantagens:
- falta de potência nos falantes;
Instalação 6 (melhor sistema custo benefício)
* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador 3 ou 4 canais com filtro-passa baixa -
* Subwoofer 150W 4 Ohms -
* Caixa específica para o subwoofer -
* 2 resistores 12 Ohms x 20WattS
Melhorias em relação ao anterior:
Instalação de um amplificador de 3 ou 4 canais para dar potência a todos os falantes. Mas voltamos a colocar os falantes em paralelo perdendo o fader. Caso o amplificador seja de 4 canais, este deve ser capaz de suportar a ligação bridge onde 2 canais são transformados em um canal mono fornecendo quase 4 vezes mais potência do que em estério.
Vantagens:
- baixo custo na utilização do amplificador de 3 ou 4 canais para todo sistema;
- boa potência para os falantes;
- qualidade com a utilização de kit componente;
- caso o amplificador tenha 4 canais de entrada, pode-se controlar a intensidade do subwoofer com o controle de fader do cd-player;
Desvantagens:
- perda do controle de fader nos falantes traseiro e dianteiro;
Instalação 7
clip_image006
* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador de 4 canais com filtro-passa baixa -
* Subwoofer 150W 4 Ohms -
* Caixa específica para o subwoofer -
Melhorias em relação ao anterior:
Ligamos os triaxiais traseiros diretamente no cd-player para termos controle de fader podendo ajustar o som mais pra frente (com subgraves) ou mais pra trás. Foi utilizado um cabo coaxial Y para ligar o amplificador.
Vantagens:
- potência no kit componente e no subwoofer
- qualidade com a utilização do kit e subwoofer trabalhando com toda a gama de frequência
Desvantagens:
- não temos controle de ganho no subwoofer uma vez que a potência proporcional ao kit dianteiro e ao subwoofer está fixo no amplificador;
- se jogar muita potência para os triaxiais, estes irão distorcer pois o cd-player não consegue fornecer tal potência;
Instalação 8
clip_image007
* Rádio CD-Player (com saída para subwoofer) -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador de 4 canais de 40 W RMS com filtro passa-alta -
* Amplificador de 2 canais ou mono de 200W RMS com filtro passa-baixa -
* Subwoofer 150W 4 Ohms -
* Caixa específica para o subwoofer -
Melhorias em relação ao anterior:
Com a utilização de um cd-player de 6 saídas RCA ( estério dianteiro, estério traseiro e subwoofer) podemos controlar a intensidade de cada falante pela unidade de som.
Vantagens:
- controle da intensidade e frequência do subwoofer;
- controle de fader para os falantes;
- qualidade com a instalação de kit componente;
- potência ideal para os falantes;
- potência ideal para o subwoofer;
Desvantagens:
- preço caro;
Instalação 9
clip_image008
* Rádio CD-Player -
* Kit 2 vias (midbass, tweeter e crossover) -
* Par de triaxiais -
* Amplificador de 4 canais de 40 W RMS com filtro passa-alta -
* Amplificador de 2 canais ou mono de 150W RMS com filtro passa-baixa -
* Subwoofer 150W 4 Ohms -
* Caixa específica para o subwoofer -
* Equalizador com 6 saídas -
 
Informações úteis para todos os projetos:
- Utilizar capacitores bipolares (ou eletrolíticos com o dobro do valor ligados ‘negativo com negativo’) cortando em pelo menos 100Hz (Mid bass de 6” ou 6”x9”), 125Hz (Mid bass de 5”).
CRÉTITOS TOTAIS  À AUTOSOM.NET  http://autosom.net

3 comentários:

garcia disse...

Amigo, boa tarde.
Tenho dois auto falantes 100w rms bravox triaxial se eu cortar os fios do mid ranger ele se transformaria num coaxial, tem lógica, meus conhecimentos são primários no assunto, mas gosto de aprender.....obrigado Garcia

Bad disse...

Garcia nao tem nessecidade de voce cortar os fios do mid ranger vai ficar melhor com os mid rangers ligados

Douglas Mariano disse...

Beleza,

Kit 2 vias 6" 120W RMS c/ 2 Mid Range 6", 2 Tweeters e 2 Crossovers 62V2A
Kit de Alto-falantes 5" Triaxial 50W RMS c/ 1 par de Alto-falantes 25W x 4Ohms Flex 5TR5A – Selenium
Módulo de Potência 380W c/ 2 Canais 90W 2 Ohms Estéreo + 1 Canal 200W 2Ohms HS1500T – Falcon
Caixa Dutada c/ 1 Subwoofer 12" 150W RMS 2Ohms - Falcon

Sera que fica bom???

Postar um comentário

 
footer